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Sobre
A ideia desse curso partiu da necessidade dos profissionais e estudantes que atuam em políticas públicas em refletir sobre um referencial teórico-metodológico para atuação mais profissional e mais assertiva nos diversos campos (saúde, educação e assistência social). Dessa maneira, esse curso visa oferecer uma fundamentação teórico-metodológica das possibilidades de atuação do psicólogo nas mais diversas áreas sociais.
ESTRATÉGIAS:
Nos encontros serão utilizados textos para serem discutidos e aprofundados, assim como algumas músicas populares e filmes que ajudam a ilustrar os conceitos apresentados. Discutiremos e analisaremos a partir do referencial proposto os casos e experiências trazidas pelos profissionais e alunos.Os textos a serem estudados serão escolhidos de acordo com as características do grupo que se formar.
Organizadores
Instituto Espaço Santé
espacosante907@gmail.comInstituto Psicológico com atuação clínica especializada e em formação continuada para estudantes e profissionais da Saúde.
Mais informações
- Objetivos
- Apresentar teoricamente uma proposta de intervenção psicossocial;
- Discutir com os participantes os limites e possibilidades das intervenções psicossociais;
- Contextualizar a ação dos profissionais nas mais diversas áreas: saúde coletiva, educação, assistência social e outras.
- Metodologia
Propomos que o estudo parta de textos introdutórios sobre Sigmund Freud com ênfase aos chamados textos sociais e também sobre Jacques Lacan, dando ênfase ao Seminário XVII.
Outros autores: Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Slavoj Zizek
- uma relação com as possibilidades de intervenção psicossocial na saúde coletiva, educação, assistência social (ou outras áreas que serão definidas com os participantes);
- apresentação alguns métodos de acesso e intervenção no campo psicossocial;
- discussão e supervisão de casos referentes aos campos psicossociais do grupo participante.
- Público alvo
Interessados no tema, estudantes e profissionais da área social, da saúde e da educação.
- Pré-requisitos
Estar cursando ou possuir graduação nas áreas relacionadas ao tema.